Blog

Perder a atenção do público é muito fácil, a postura de um orador é imprescindível para que o público não perca o interesse pelo assunto que será abordado pelo preletor, antes de subir ao palco, o orador deverá tomar alguns cuidados para não perder o foco e ganhar a antipatia da plateia.

Jamais trate a plateia com indiferença, pois, a plateia deve ser tratada como uma rainha, até porque é ela que nos dará o veredito ou o orador sai aplaudido ou vaiado.

Não trate a plateia com desprezo e nem diga as palavras abaixo:

Estou cansado/ de ressaca/ confuso pelo fuso-horário – Esse tipo de atitude deixa os ouvintes extremamente chateados e desvalorizados, por isso, tome cuidado quando for se apresentar em público;

Vocês podem me ouvir? Sim, podem – Iniciar uma palestra dando tapinhas para testar o microfone e perguntar à plateia se está sendo ouvido é comum, mas estranho, testar o som não é responsabilidade do palestrante, pois,  há pessoas para realizar essa tarefa, caso não haja, teste o volume com antecedência, caso comece a falar e sentir que o microfone não está funcionando, mantenha a calma, e discretamente peça para que o problema seja resolvido, não é necessário gritar do palco ou parecer desconfortável, fique calmo e espere a pessoa responsável aparecer para solucionar o problema;

Não consigo ver vocês porque as luzes estão muito fortes – No palco as luzes são fortes, quentes e é difícil enxergar as pessoas, mas elas não precisam saber disso, olhe para a plateia (mesmo sem conseguir enxergar) e sorria frequentemente, caso queira interagir  não tenha medo de descer do palco e se aproximar das pessoas, evitando cobrir os olhos para enxergá-las, converse com os responsáveis pela iluminação, antes da palestra, pra que eles acendam as luzes do local, caso alguém levante as mãos para fazer uma pergunta;

Voltarei a falar disso depois – Se a plateia demonstrar interesse e quiser interagir, não se prenda aos slides e à ordem em que você abordará os assuntos, se alguém levantar a mão e fizer uma pergunta, por exemplo, responda de pronto, mesmo que você fosse falar do assunto depois, além de elogiar quem fizer isso e incentive o resto da plateia a fazer o mesmo.

Vocês conseguem ler isto? – Para não correr o risco de fazer com que a plateia aperte os olhos, use a regra comum: saiba qual será a média de idade do público a quem você vai expor o assunto e dobre este valor para estabelecer o tamanho da fonte dos slides.

Deixe-me ler isso para vocês – Evite muito texto na apresentação do seu slide, de modo que as pessoas tenham que gastar seu tempo lendo o assunto que está sendo abordado, pois,  raciocínio é simples: se as pessoas tiverem que ler algo, elas vão ter que parar de ouvir o que você está dizendo, por isso, faça slides curtos, com palavras-chaves, para que o assunto seja desenvolvido, sem que seja necessário a leitura.

Serei rápido – Não prometa o que você não vai cumprir, lembre-se que um discurso bem elaborado não deve ser curto demais, dependendo do assunto que será abordado.

Unordered & Ordered Lists

Se você não se despreparou e precisa de mais tempo, é sinal que você não é um orador sério, pois, antes de cada apresentação o orador tem que treinar exaustivamente, além de pesquisar sobre o assunto que será abordado.

Author: admin

Deixe uma resposta